Núcleo de Estudantes de Doutoramento da UC promove receção

O Student Hub da Universidade de Coimbra foi o palco escolhido para a receção aos estudantes de doutoramento da UC, evento promovido pelo Núcleo de Estudantes de Doutoramento da UC (NED/UC)

Marta Costa
28 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Os estudantes de doutoramento da Universidade de Coimbra (UC) foram recebidos numa sessão de boas-vindas organizada pelo Núcleo de Estudantes de Doutoramento da UC (NED/UC). A cerimónia aconteceu no Student Hub a 28 de outubro e reuniu cerca de duas dezenas de estudantes do 3.º ciclo.

"Queremos que os estudantes tenham contato com o ambiente científico da Universidade" garantiu a Vice-Reitora para a Inovação e 3.º Ciclo. Reconhecendo que "os programas doutorais da UC têm ambientes distintos" e que "nos 38 centros de investigação temos quase todos os campos de investigação", Cláudia Cavadas sublinhou a importância dos estudantes de doutoramento se conectarem e tirarem proveito disso. "Não há forma de uma investigação ser boa se as pessoas estiverem sozinhas", acrescentou a responsável.

O papel de um estudante de doutoramento passa também por "gerar conhecimento", afirmou a Vice-Reitora. "Vocês são motores muito importantes para essa geração de conhecimento na Universidade. Vocês estão a contribuir para conhecermos o mundo e reconhecermos o futuro". Cláudia Cavadas aproveitou o momento para apresentar as Escolas Doutorais aos estudantes presentes.

Também o Provedor do Estudante, Paulo Peixoto, esteve presente na sessão. Ao lembrar a "importância de [os estudantes] estarem preparados para prevenir problemas", o responsável deixou dois conselhos. "Têm direitos e também têm deveres. Os vossos direitos são aqueles que estão escritos no Regulamento Académico da UC, que devem ler atentamente", lembrou Paulo Peixoto. "A viagem é longa e por vezes difícil", admitiu o Provedor. "Por isso, mantenham uma relação próxima e professional com o vosso orientador ou orientadora. É essencial para que encontrem um equilíbrio na vossa vida académica", concluiu.

A receção aos estudantes de doutoramento da UC surge não apenas como um evento para dar as boas-vindas aos estudantes mas também um local para providenciar algumas informações sobre "o que esperar da Universidade de Coimbra" e, ao mesmo tempo, "marcar o início de um novo ano", refere Luís Coimbra. O representante do 3.º ciclo no Conselho Geral da UC é também presidente do NED/UC. Durante a sessão, aproveitou para explicar que o Núcleo é um "grupo de estudantes de doutoramento que, de forma informal, pretende colaborar e defender os interesses dos estudantes e participar e realizar atividades" na UC e algumas das atividades que desenvolve.

O programa da receção incluia a participação em atividades culturais e num plenário direcionado aos estudantes de doutoramento da UC.

Saiba mais sobre o NED/UC aqui.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra (sessão em inglês):

Eis o que pode fazer: