Óleos usados ganham uma nova vida nos SASUC

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra receberam o dístico Green Grease.

14 maio, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) receberam o dístico do projeto Green Grease, fruto da parceria com a empresa EcoX. “Num momento em que a Universidade de Coimbra (UC) tem dado passos decisivos e assertivos relativamente à sustentabilidade”, sublinhou o Vice-Reitor para a Qualidade, Desporto e SASUC, António Figueiredo, este é “um marco importante para a UC”, refere.

Para o responsável, os SASUC são “uma área central” e vêm dar “um contributo decisivo” já que não apenas se associam através do que vão produzindo “com os consumíveis, em particular, os óleos que resultam do desperdício inevitável das suas unidades alimentares”, mas também com a forma encontrada de estes serem “reutilizados, dando seguimento à economia circular, assente em mecanismos de sustentabilidade e reciclagem”.

Os óleos usados nos restaurantes universitários dos SASUC é na ordem dos 5100 litros por ano que agora “são transformados e reincorporados em produtos de limpeza e detergentes, evitando a contaminação do meio ambiente”, revelou o administrador dos SASUC, Nuno Correia. Com três unidades alimentares atualmente com o projeto em curso (o Restaurante do Estádio Universitário, o Complexo Central e as cantinas Amarelas), Nuno Correia acredita que vai ser “alargado a todas as unidades” no futuro. “É um pequeno passo que os SASUC estão a dar para mitigar todos os impactos das nossas atividades no meio ambiente”, sublinha.

“É um círculo de economia circular em várias frentes, não só no produto, mas na sua conceção também”, desvendou o representante da empresa EcoX, César Henriques. Antigo estudante do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra revela que a ideia de transformar óleos alimentares usados em produtos de limpeza “começou no Departamento de Química, enquanto aluno e estudante de Doutoramento. Fizemos o caminho de uma ideia de laboratório e a transposição para o mercado e criámos uma tecnologia – patenteada pela UC”. Hoje, depois de estar no mercado, a EcoX regressa “à casa-mãe, para implementar o projeto pioneiro”.

O dístico Green Grease que foi entregue aos SASUC, de acordo com César Henriques, “serve para mostrar que a UC pratica o conceito de economia circular”.

Marta Costa e Karine Paniza