Polybio Serra e Silva: "um Homem extraordinário"

O almoço solidário de homenagem teve lugar a 15 de setembro na Casa dos Pobres em São Martinho do Bispo.

KP
Karine Paniza
15 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Mais de uma centena de amigos juntaram-se na Casa dos Pobres de Coimbra, para um almoço solidário para celebrar a vida de Polybio Serra e Silva.

Organizado pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) em conjunto com a Associação de Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC), o evento contou com a participação do Vice-Reitor da UC para Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e do presidente da AAEC, Jorge Castilho.

“Polybio Serra e Silva merecia esta homenagem”, afirma João Nuno Calvão da Silva. “Académico reconhecido, médico cuidadoso e amigo, cidadão empenhado e impoluto. Ninguém esquece o seu papel determinante na vida da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra”, continua o responsável. “Acima de tudo, era um Homem extraordinário, com uma alegria de viver e humor exemplares”.

Alguns dos pontos altos do almoço foram as duas atuações do Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Tuna da qual Polybio Serra e Silva recebeu a distinção afectiva de Tuno ad aeternum.

A iniciativa teve lugar a 15 de setembro na Casa dos Pobres em São Martinho do Bispo e a receita do almoço reverte integralmente para a Casa dos Pobres de Coimbra.

Polybio Serra e Silva

Foi Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina de Coimbra, Presidente do Conselho Científico e da Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Fundador e Presidente Honorário da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, Sócio Honorário da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Presidente do Conselho Geral da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra. Recebeu a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, do Ministério da Saúde, a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos. Em 2014 foi agraciado com a homenagem à Excelência pela Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra. Foi Sócio Honorário da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, e Fundador e Presidente Honorário da Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra.