Programa de páscoa para os mais pequenos é com a UC Júnior

A edição de páscoa da iniciativa passa pela Casa de Infância doutor Elysio de Moura.

04 abril, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Atenção aos mais novos. Com as férias escolares da páscoa a chegar, chega também mais uma edição da iniciativa UC Júnior. O programa, dedicado aos mais jovens, continua a “envolver dinâmicas e histórias da própria Universidade”, sempre com temáticas diferentes.

Cristina Perestrelo, do Turismo da Universidade de Coimbra (UC), dinamizador do projeto, explica que a UC Júnior está a “tentar alargar-se e abrir-se à cidade, fazendo a ponte entre o seu património e a cidade”. Para a páscoa de 2019, o desafio foi lançado à Casa Museu Doutor Elysio de Moura e é já dia 10 de abril que os mais novos podem conhecer o espaço e a vida de Elysio de Moura.

“O projeto delineado apresenta os espaços históricos da nossa casa”, revela o diretor da Casa Museu, Milton Pacheco. Os participantes vão ter oportunidade de percorrer os corredores da casa, construída nos finais dos anos 20, e “conhecer uma faceta mais íntima, ou menos conhecida, do dr. Elysio de Moura e da dona Celestina Salgado Zenha”. Desde o “laboratório onde fazia trabalhos académicos”, aos “espaços reservados à senhora, como a sala de costura”, na primeira parte da aventura, os mais novos vão ainda passar pelo quarto do casal e a biblioteca, continua Milton Pacheco. “O segundo momento vai incidir nas estruturas do Colégio São Teotónio da Pedreira, a casa mãe da Casa de Infância desde 1838”, explica o responsável.

A manhã está dedicada aos mais pequenos, entre os 6 e os 10 anos, já a tarde e para os jovens entre os 11 e os 14 anos. Cristina Perestrelo adianta que o percurso, apesar de ser igual, vai ter conteúdo adaptado para cada idade.

Mais informação e inscrições através da página do Turismo UC.

Marta Costa e Karine Paniza