Projeto ReFood apresenta-se em Coimbra

A Reunião Sementeira vai realizar-se no Auditório da Reitoria da UC

08 dezembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© DR

O Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) recebe na quarta-feira, 9 de dezembro, a Reunião Sementeira. A apresentação à cidade do projeto ReFood vai realizar-se pelas 21 horas.

Criado em 2011 por Hunter Halder, o projecto Refood nasceu com a proposta de diminuir o desperdício e a carência alimentar. O primeiro esboço surgiu em Lisboa, pela mão do norte-americano que reside em Portugal há mais de 20 anos. Hoje, o projeto conta com dezenas de núcleos consolidados e outros em fase de implementação por todo o país. O ReFood Coimbra já assegura a devida ajuda alimentar de uma centena de beneficiários, porque veio no seguimento de um outro projecto semelhante, a Missão Prato Cheio e as pessoas têm de continuar a ser apoiadas. Em Coimbra, o projeto apresenta-se a 9 de dezembro.

David Castro, um dos pioneiros do Refood na cidade dos estudantes, afirma que o objectivo “é sensibilizar a comunidade para a problemática do desperdício alimentar, de modo a que se unam esforços para alterar hábitos amigos do desperdício e se gere uma onda de solidariedade que capacite as pessoas que têm poder para resolver o problema do desperdício alimentar”.

“As pessoas são a essência do projeto Refood”, afirma ainda David Castro. De acordo com o representante da equipa, “os funcionários dos restaurantes investem alguns minutos na recolha dos seus excessos de comida em vez de a deitarem para o lixo e os voluntários investem poucas horas por semana na sua recolha, preparação e distribuição”. “Cada pequeno investimento pessoal (do seu tempo precioso) acrescenta um retorno significativo para a comunidade e para todos os envolvidos”, acrescenta.

Untitled1

Reportagem realizada por Fabíola Xavier Pretel, estudante de Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.