Psicólogas clínicas dos SASUC lançam livro de autoajuda

O livro “STOP Procrastinação!”, da autoria das psicólogas clínicas dos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho dos SASUC, foi lançado na na Livraria Bertrand do Alma Shopping, em Coimbra.

SS
SASUC
27 novembro, 2023≈ 5 mins de leitura

O livro intitulado “STOP Procrastinação!”, da autoria de Maria João Martins (Coordenadora), Andreia Ferreira, Joana Martins, Marisa Marques, Sandra Xavier, Sofia Caetano e Alícia Marques, psicólogas clínicas que exercem atividade nos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), publicado pela Editora PACTOR, foi apresentado a 23 de novembro, na Livraria Bertrand do Alma Shopping, em Coimbra.

A obra resulta de anos de experiência das psicólogas clínicas no acompanhamento de estudantes, no âmbito de intervenção de grupo com o mesmo nome, que foi desenvolvida e visa compreender e ajudar a lidar com a procrastinação, um comportamento que afeta grande parte da população.

Maria João Martins refere que este livro surgiu “de uma necessidade real do nosso serviço, de apoiar as pessoas que procrastinam. E as pessoas que procrastinam não são sempre pessoas com outras dificuldades. Às vezes a dificuldade é mesmo a procrastinação. No âmbito académico, esta dificuldade é, por vezes, muito visível porque tem um impacto muito negativo na vida das pessoas. Mas não é só no meio académico que procrastinamos. Procrastinamos no trabalho, na saúde, com os amigos, com a família, no fundo naquilo que nos pode gerar algum tipo de incerteza ou emoção menos positiva. E ao percebermos que este é um problema tão prevalente e tão presente na nossa sociedade atual, também percebemos que ele é muito pouco falado e exposto. O procrastinador quer estar escondido na sua procrastinação e, portanto, o nosso trabalho tinha de ser, também, expor que a procrastinação é uma dificuldade humana, que todos nós procrastinamos e que é possível combatê-la e minimizar o seu impacto”.

O ato de procrastinar acontece quando uma pessoa adia ou deixa para trás tarefas ou atividades que exigem atenção. Contudo, não está associado a uma razão específica, podendo estar ligado a vários aspetos da personalidade e aos padrões de pensamento, como o perfecionismo, a autocrítica ou a baixa autoestima.

No livro, as autoras mergulham nas raízes do problema, explorando as causas e os padrões de pensamento que o alimentam, apresentado, também, as estratégias para superar este desafio comum a muitas pessoas e oferecendo um programa de desenvolvimento, com dicas e exercícios que irão ajudar o leitor a assumir o controlo da sua vida. Além disso, é uma obra flexível e adaptável às necessidades e disponibilidade do leitor, que pode seguir o programa nas 10 semanas sugeridas ou praticar as (10) competências ao seu próprio ritmo. Cada competência é acompanhada por informações úteis, exercícios de reflexão e escrita, além de meditações guiadas.

“Este programa surgiu primeiro como uma intervenção em grupo, que nos permitiu aprender e refinar o que está hoje no livro, com o feedback de todos os participantes. Depois, considerámos que era importante haver um manual de autoajuda, para que as pessoas pudessem trabalhar isto em si próprias, não necessariamente tendo de recorrer a um serviço de saúde, a uma consulta de psicologia”, reforçou Maria João Martins.

António Queirós, Chefe de Divisão dos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho dos SASUC, presente na apresentação do livro, referiu que esta equipa “para além, do seu trabalho de psicólogas, de apoio à comunidade, desenvolve continuamente novos instrumentos, nomeadamente de autoajuda, como é este. Este foi um desafio que me deixa muito orgulhoso.”

O “STOP Procrastinação!” é o primeiro livro a utilizar terapias contextuais para abordar a procrastinação. Com um caráter prático e direcionado para o grande público, este guia é ideal para qualquer pessoa que deseje vencer a procrastinação de uma vez por todas. Além disso, é uma valiosa ferramenta para psicólogos e psicoterapeutas que procuram técnicas comprovadas para ajudar os seus pacientes.

O livro está já se encontra à venda nas livrarias.