Quando a ciência é convidada a sair do laboratório e conhecer o dia-a-dia das pessoas

O ciclo de palestras "Ciência às Seis" volta ao Rómulo - Centro de Ciência Viva para uma segunda temporada.

06 novembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Gostaria de descobrir a química do amor? Talvez encontrar uma forma de prevenção mais eficaz contra incêndios florestais? Ou ir à procura do elixir da juventude? Já pode saber mais sobre estes assuntos e muitos outros na segunda temporada do ciclo de palestras “Ciência às Seis”, que está de volta ao Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

“Mais de meio milhar de pessoas assistiram ao ciclo de palestras, que esteve sempre no limite da ocupação da sala, foi um sucesso”, afirmou o coordenador do ciclo António Piedade sobre a primeira temporada da iniciativa.

Mais de uma dezena de áreas científicas como a arqueologia, astronomia, astrobiologia, bioquímica, física, genética, ilustração de ciência, matemática, neurociências, entre outras, vão compor as 14 palestras. As sessões decorrem sempre às quartas-feiras, às 18 horas, no Rómulo, e convidam o público a fazer uma viagem pela diversidade do conhecimento científico.

Com uma linguagem acessível, os cientistas convidados vão destacar os contributos científicos no dia-a-dia das pessoas.

A segunda temporada do ciclo de palestras “Ciência às Seis” começa já no dia 8 de novembro e tem como primeiro convidado o professor catedrático do departamento de engenharia mecânica da FCTUC, Domingos Xavier Viegas, que vai fazer “Uma abordagem da ciência aos incêndios florestais”.

A iniciativa decorre de 8 de novembro de 2017 até 11 de julho de 2018. As sessões são de entrada livre.

Saiba mais sobre as 14 palestras aqui.

 

Karine Paniza
Partilhe