Recital “Onda de Silêncio” na Biblioteca Joanina

15 fevereiro, 2016≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Onda de Silêncio” é o tema do recital que Deborah Oliveira (Canto) e Eduardo Barretto (Guitarra) vão realizar na Biblioteca da Universidade de Coimbra (UC), na terça-feira, dia 16 de fevereiro.

O espetáculo tem lugar às 18 horas e a entrada é livre, embora condicionada à capacidade da sala.

Deborah Oliveira é uma cantora com um perfil polivalente, destacando-se em diversas vertentes tais como intérprete, diretora artística, docente e investigadora académica. É doutoranda em Música na Universidade de Aveiro, mestre pela The Boston Conservatory (EUA) e bacharel pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Exerce atividade de docente desde 1998, tendo passado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Foxboro High School, em Massachusetts, ao mesmo tempo que lecionou diversos cursos livres. Atualmente, ocupa o cargo de professora efetiva da cadeira de Canto e Técnica Vocal da Universidade Federal do Piauí (Brasil). Trabalhou junto a profissionais renomeados como Tim Rescala, Marcelo Sabak, Monique Aragão, Nico Resende, entre outros.

Eduardo Barretto é graduado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e mestrando pela Universidade de Aveiro. No âmbito académico, vem desenvolvendo pesquisas onde reflete acerca dos processos do fazer artístico e das suas implicações nas relações dos agentes envolvidos. Entre os seus trabalhos artísticos, destacam-se a idealização e realização do recital-palestra “Villa-Lobos: obra integral para guitarra solo”, do espetáculo músico-performativo “Homero: o contador épico”, e de um ciclo de concertos-didáticos que foram apresentados nos subúrbios metropolitanos da cidade de Belo Horizonte com o objetivo de viabilizar a descentralização e o acesso à cultura de financiamento público.