SASUC dinamizam programa de capacitação para delegadas/os das residências universitárias

A XXI Formação Básica “Ser Delegado/a”, faz parte do Programa de Apoio pelos Pares dos SASUC, que visa a promoção da integração, do bem-estar e do sucesso académico dos estudantes.

SS
SASUC
21 novembro, 2023≈ 4 mins de leitura

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) promoveram, no dia 18 de novembro, a XXI Formação Básica “Ser Delegado/a”, do Programa de Apoio pelos Pares dos SASUC. A formação, que se repete anualmente, tem como objetivo o desenvolvimento de competências pessoais que promovam o bem-estar e um ambiente inclusivo nas residências universitárias e contou, nesta edição, com a participação de 31 delegadas/os das Residências Universitárias (RU) dos SASUC.

Do programa fizeram parte formações como “O papel dos delegados e da comunicação nas RU”, “Ser apoiante no processo de ajuda”, “Técnicas básicas de aconselhamento”, “Os princípios do judo aplicados à vivência na RU”, “Ser delegado, do pensamento à ação” e “Integração e empreendedorismo nas RU”.

Beatriz Costa, delegada presente na formação, referiu que fez questão de participar “pois a dinâmica com que os SASUC nos presenteiam neste dia, além de divertida, oferece-nos valências que, não só nos permitem exercer este cargo de liderança, como também nos fornecem ferramentas para o nosso crescimento pessoal. Quer na partilha de experiências entre delegados, quer nas palestras e na aula de judo, adquirimos um vasto leque de princípios base e soft skills”. Reforçou, ainda, a importância destas componentes uma vez que “auxiliam nas relações interpessoais, desde as várias formas de comunicação, à gestão de conflitos e inteligência emocional. Além destes, abordamos temas alusivos ao apoio de pares, muito mais complexo que ser um “ombro amigo”, não esquecendo nunca, a importância do amor próprio e do cuidado pessoal, sem o qual não nos é possível apoiar o próximo”.

O Administrador dos SASUC, Leonardo Vicente, que abriu a sessão e acompanhou algumas das atividades, reforçou a importância deste programa, que “permite conferir aos estudantes que, pela função que exercem, têm um papel fundamental na gestão da vida em residência e que, ademais, representam os colegas, um conjunto adicional de competências absolutamente essenciais. A Formação Básica pretende preparar estes estudantes para serem a primeira linha de apoio e de integração de todas/os as/os estudantes que chegam às residências e à Universidade de Coimbra.”.

O programa de Apoio pelos Pares dos SASUC compreende quatro valências, designadamente a Formação Básica; a Formação Contínua, que permite apoiar as/os delegadas/os com temas relacionados com as problemáticas com que têm de lidar no contexto do apoio pelos pares; a Supervisão, ajudando, assim, a detetar dificuldades específicas que tenham, bem como, a manter um contacto permanente com os SASUC; e, por fim, a Avaliação de cada atividade e da globalidade do programa.