“Sintam-se em Casa” deu as boas-vindas aos estudantes da CPLP a estudar em Coimbra

12 outubro, 2018≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Casa da Lusofonia recebeu estudantes de mobilidade da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para uma sessão de boas-vindas a Coimbra. A iniciativa “Sintam-se em Casa” é parte integrante de uma projeto maior intitulado “Casa Comum”, coordenada entre o Instituto Universitário Justiça e Paz (IJP) e o projeto Next. O objetivo, de acordo com a docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) e dinamizadora, Anabela Fernandes, é “o acolhimento, integração e acompanhamento de alunos de países de Língua oficial portuguesa”.

A partir de testemunhos de estudantes de anos anteriores pretende-se “diminuir as dificuldades iniciais”, continua a docente. Por isso, “Sintam-se em Casa” começou com uma sessão de esclarecimento de algumas das ferramentas digitais indispensáveis aos estudantes.

Desde o Inforestudante ou o Nónio até aos serviços disponibilizados pela UC como a Biblioteca Geral ou os Serviços de Ação Social com destaque para o alojamento, alimentação e saúde, muitos foram os pontos abordados na sessão. Anabela Fernandes referiu ainda “a parte mais cultural e desportiva relacionada com as infraestruturas disponibilizadas em Coimbra, como o Teatro Académico de Gil Vicente, o Estádio Universitário ou o Campo de Santa Cruz”. “Tudo foi organizado com a informação dos caloiros do ano passado, sabendo quais as reais necessidades dos estudantes”, continua a docente.

Após a sessão, os participantes fizeram uma visita guiada a alguns dos espaços da UC e seguiu-se um jantar temático, no IJP.

Marta Costa