UC ganha ponto de recolha fixo de equipamentos elétricos e eletrónicos

A Universidade de Coimbra apresentou um ponto de recolha permanente de equipamentos elétricos e eletrónicos no edifício da antiga Faculdade de Medicina, no Polo 1.

Maria Cano
Marta Costa
25 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Uma pilha demora 100 anos a decompor-se no ambiente, no entanto 99% das pilhas e baterias são recicláveis (dados da Electrão). Toda a comunidade pode contribuir para a reciclagem destes e de outros equipamentos elétricos e eletrónicos. Para facilitar a tarefa a Universidade de Coimbra (UC) colocou um ponto de recolha permanente no polo 1, na data em que se comemora pela primeira vez o Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de setembro.

O espaço dá a “possibilidade de as pessoas colocarem as suas pilhas e baterias, os tinteiros e os toners, que muitas vezes não têm soluções dedicadas, e pequenos eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos, como o telemóvel e o computador portátil”, explica Edgar Mendes, técnico da Divisão de Manutenção, Ambiente e Segurança do Serviço de Gestão das Instalações e Património da UC.

No entanto, Edgar Mendes ressalva que o ponto de recolha apenas se destina a equipamentos “que não têm inventário”. Todos os equipamentos "que têm uma chapa com o número de inventário” seguem um processo interno diferente.

A Pró-Reitora da UC para o Planeamento e Sustentabilidade, Patrícia Pereira da Silva, refere que "existem algumas parcerias com empresas externas à Universidade, que depois vão dar o encaminhamento devido a estes equipamentos elétricos e eletrónicos”.

A iniciativa em causa insere-se nas comemorações dos Dias da Sustentabilidade na UC que decorrem até 29 de setembro.

No que toca a ações em prol da sustentabilidade, a Pró-Reitora da UC, considera que “está muito alcançado, muito feito, mas ainda há muito por fazer”, acrescentando que a iniciativa, juntamente com outras ações previstas, vai “ao encontro do reforço e do nosso (da UC) comprometimento com a sustentabilidade”.

Saiba mais sobre os Dias da Sustentabilidade na UC e sobre desenvolvimento sustentável na Universidade aqui.