UC promove workshops gratuitos de técnicas de meditação e respiração para a comunidade universitária

18 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

A pensar no bem-estar da sua comunidade académica, a Universidade de Coimbra (UC), através do programa Sky Campus, promove uma série de workshops gratuitos que pretendem auxiliar na prevenção de estados de stress, ansiedade, frustração, impaciência e burn out.

A decorrer, destinado a estudantes, docentes e não docentes, encontra-se o Sky Breath Break - workshops semanais de 45 minutos com momentos para conexão social e partilha de técnicas de respiração, promovendo o relaxamento e recuperação de energia num ambiente informal e de forma divertida e interativa. Realizam-se todas as quintas-feiras, no Rómulo - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, das 18h15 às 19h00 (todas as informações aqui).

Além disso, está também disponível o Sky Wellness Seminar - workshops semanais direcionadas aos docentes e funcionários da comunidade UC para aquisição de soft-skills essenciais para a consolidação de bem-estar e comunicação efetiva. Decorrem todas as segundas-feiras, no Rómulo - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no horário das 12h30 às 13h15 (todas as informações aqui).

O programa Sky Campus é um programa internacional, oficializado na UC pelo projeto ON BOARD, que pretende ajudar estudantes, funcionários e professores a lidar com fatores que possam tornar a vida no campus mais desafiadora, como o stress e a ansiedade.

O programa incorpora um currículo validado empiricamente, que inclui técnicas baseadas em evidências de respiração, meditação, yoga, inteligência emocional, liderança ou aprendizagem de serviço.

O Sky Campus tem uma forte presença nos Estados Unidos, onde está presente em mais de 100 universidades americanas, incluindo algumas das mais prestigiadas, como Stanford, Yale, Harvard e MIT.

O projeto também tem sido objeto de estudos científicos que demonstram seus benefícios para o stress, a depressão, a saúde mental, a conexão social e a satisfação com a vida.