Uma exposição para descobrir "O Que Investigamos na UC?"

As exposições patentes no CoimbraShopping surgem no âmbito das comemorações dos 20 anos do III/UC e desafiam a conhecer a investigação que é feita na Universidade de Coimbra.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
08 abril, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Centros de Investigação dentro de um Centro Comercial. A proposta surge no âmbito das comemorações dos 20 anos do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e desafiam a cidade a conhecer a investigação que é feita na Universidade de Coimbra (UC), no CoimbraShopping.

"O que se investiga na UC?" pretende ser um ciclo de exposições que junta, todos os meses, dois centros de investigação da UC e dá a conhecer projetos das Unidades de Investigação e Desenvolvimento da UC, numa "forma de levar a investigação ao público em geral", conta a Vice-Reitora para a Investigação da Universidade, Cláudia Cavadas. Os centros "juntam-se e têm aqui um espaço para se expôr", acrescenta a Vice-Reitora.

A responsável explica que esta é uma primeira fase da iniciativa que vai apresentar, até ao final do ano, os trabalhos de "14 centros. Uma pequena mostra dos 38 centros de investigação da UC".

Eis o que pode fazer:

"Esta parceria com a UC e com a divulgação destes centros é fundamental para a comunidade ter mais contacto com a investigação", conta a diretora do CoimbraShopping, Ana Rita Batanete. De acordo com a responsável, é ainda uma forma de reforçar uma maior "transversalidade de forma a que o ensino chegue a todos os nossos clientes e logistas".

A primeira exposição conta com o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património(CEAACP) e o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (Ciepqpf).

Até 21 de abril vai ser possível conhecer os projetos mais marcantes ou com relevância para a sociedade destes dois centros no 1.º piso do CoimbraShopping.

Datas e centros envolvidos

De 8 a 21 de abril