Universidade de Coimbra firma parceria para lançar Cátedra sobre o Brasil

Acordo com a fundação CAPES é mais um passo na aproximação das relações académicas, científicas e tecnologias entre a Universidade de Coimbra e instituições brasileiras.

RS
Rui Marques Simões
05 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra e a fundação estatal brasileira Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) celebraram, esta terça-feira (dia 5), uma Carta de Intenção, tendo em vista a criação de uma Cátedra sobre o Brasil na UC.

A parceria – firmada pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pela Presidente da CAPES, Cláudia Queda de Toledo – é mais um passo na aproximação das relações académicas, científicas e tecnologias entre a Universidade de Coimbra e instituições brasileiras, devendo os termos concretos da Cátedra ser estabelecidos futuramente.

“A Universidade de Coimbra faz parte da história do Brasil como os estudantes docentes e investigadores brasileiros fazem parte da história da UC: é uma relação centenária que faz todo o sentido continuar a estimular. O principio de acordo para o lançamento deste cátedra, particularmente simbólico por ser assinado no ano em que se celebra o bicentenário da independência do Brasil, vem contribuir precisamente para essa constante aproximação”, declara o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Recorde-se que a Universidade de Coimbra está umbilicalmente ligada à história do Brasil: na instituição conimbricense estudou uma grande maioria das elites que estiveram envolvidas declaração da independência do país e ainda hoje, passados 200 anos, estuda uma comunidade brasileira de mais de 2500 alunos e alunas.