Universidade de Coimbra marca posição no diálogo entre Ciência e Futebol a nível internacional

Está dado o “pontapé de saída” da Conferência Mundial de Ciência e Futebol 2022, organizada pela Universidade de Coimbra.

Ana Bartolomeu
CR
Catarina Ribeiro
15 junho, 2022≈ 2 mins de leitura

© Paulo Amaral l UC

Durante três dias, o Convento de São Francisco vai acolher 300 participantes, vindos de 30 países, para debater e pensar o futebol de um ponto de vista científico e tecnológico na Conferência Mundial de Ciência e Futebol 2022 (World Congress on Science and Soccer 2022).

Na cerimónia de abertura, o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, atribui o mérito do acolhimento deste encontro internacional à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC (FCDEFUC). “Tem a sua produção de conhecimento e é reconhecida a nível nacional e internacional. Sem a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física não traríamos, certamente, este congresso para Coimbra”, conclui Amílcar Falcão.

Entre os participantes estão profissionais do meio futebolístico, representantes de clubes e de federações de todo o mundo e investigadores internacionais das mais diversas áreas. Uma “multidisciplinaridade indispensável”, nas palavras de António Figueiredo, Vice-Reitor da UC para a Qualidade, Desporto e Ação Social, e também Chair do congresso.

“A Universidade de Coimbra, com as suas diferentes áreas do saber, pode e deve” contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de apoio ao “treino e a sua monitorização no futebol”, acrescenta António Figueiredo.

Eis o que pode fazer:

Grande parte das palestras procura debater soluções para melhorar o rendimento dos atletas, entre outras temáticas científicas relacionadas com o estudo do futebol.

No decorrer do congresso, vão ser também apresentadas novas ferramentas de controlo e monitorização dos treinos da modalidade. “Entendemos que esta ligação entre o futebol e as universidades, no desenvolvimento das ciências ligadas ao desporto, era extremamente importante”, defende Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

A Conferência Mundial de Ciência e Futebol, que decorre de dois em dois anos, conta agora 15 edições. Um evento à escala global, que tem passado pelos vários continentes e que, na opinião de José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, constitui mais uma oportunidade para divulgar a cidade ao mundo. “Coimbra tem de afirmar a sua competitividade e a sua capacidade em atrair estes grandes eventos”, considera José Manuel Silva. O presidente do Município acredita que os mais de 300 participantes inscritos no congresso “vão, naturalmente, levar o nome de Coimbra para o mundo”.

Eis o que pode fazer:

A Conferência Mundial de Ciência e Futebol 2022 decorre até ao dia 17 de junho, no Convento de São Francisco. Em paralelo, o Estádio Universitário de Coimbra recebe workshops práticos dedicados ao futsal e ao futebol masculino e feminino. O programa completo está disponível aqui.