Universidade de Coimbra recebe a maior competição de debate universitário

16 fevereiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | François Fernandes

Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro decorre, pela primeira vez na Universidade de Coimbra (UC), a 4.ª edição do TORNADU – Torneio Nacional de Debate Universitário. Este evento reunirá estudantes do ensino superior de todo o país, num torneio onde colocarão à prova as suas capacidades de comunicação, oratória e pensamento crítico.

Para Luciana Simões, presidente da Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra (SDUC), esta é  «uma oportunidade de desenvolver não só a cultura geral mas, também, o sentido crítico, as “soft skills” e uma visão mais tolerante do mundo que nos rodeia. Acreditamos que uma boa formação académica deve ser acompanhada de uma forte consciência cívica».

A sessão de abertura do TORNADU ’15 está marcada para as 15h30, na Faculdade de Direito da UC, e os debates, cujas fases eliminatórias decorrerão sexta e sábado, são abertos ao público. A final, que consagrará os campeões nacionais de debate universitário, será às 15 horas de domingo, dia 22.

O debate competitivo nasceu há cerca de duzentos anos no Reino Unido e espalhou-se pelo mundo todo, onde existem centenas de sociedades de debates nas melhores universidades. Em Portugal, a atividade nasceu em 2008, mas tem observado um crescimento assinalável em academias como Porto, Lisboa, Minho, Coimbra, Aveiro e UTAD.
O modelo de debate praticado é o “British Parliamentary Debate”, em que quatro equipas de duas pessoas se confrontam, em discursos de 7 minutos cada, sobre um tema apresentado 15 minutos antes do debate e defendendo uma posição definida previamente. Em cada debate existe um júri que classifica as equipas e os oradores de acordo com a sua capacidade de persuasão, plausibilidade dos argumentos apresentados e análise crítica, entre outros critérios.

A SDUC foi fundada no dia 25 de abril de 2012, com o intuito de aproximar os estudantes da UC ao debate universitário. Integra-se, atualmente, no circuito Nacional do Debate Competitivo Universitário e, cada vez mais, assume uma presença forte no Circuito Internacional do Debate Competitivo Universitário.

Para mais informações visite a página de Facebook do evento, aqui.