Universidade de Coimbra recebe Selo de Qualidade Academia Voluntária

A distinção realça o trabalho que a UC tem vindo a desenvolver na área do voluntariado.

MH
Milene Santos (com Student Hub)
06 dezembro, 2022≈ 2 mins de leitura

A Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, e o Coordenador do Student Hub, José Dias, estiveram na cerimónia para receber a distinção.

© DR

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de receber o Selo de Qualidade Academia Voluntária pela CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, em reconhecimento das suas práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos em prol da promoção da prática do voluntariado.

A Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, que esteve presente na cerimónia de entrega do galardão, destaca que “a atribuição do selo de qualidade academia voluntária pela CASES é o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser realizado na UC em prol de uma educação exigente e humanista. A atribuição desta distinção responsabiliza-nos e obriga-nos a ir cada vez mais longe”.

O Selo pretende distinguir e reconhecer publicamente Instituições de Ensino Superior pelo trabalho realizado no âmbito da promoção de práticas de voluntariado, da sua divulgação, sensibilização e mobilização, bem do seu reconhecimento formal. Trata-se, por isso, de uma ferramenta para a qualificação e responsabilização das práticas de voluntariado desenvolvidas, assim como para a criação de redes de partilha para a monitorização, promoção e implementação de projetos de voluntariado.

O Selo de Qualidade Academia Voluntária foi atribuído por unanimidade, em reunião de Júri no dia 2 de novembro. A distinção foi entregue a 5 de dezembro, precisamente no Dia Internacional dos Voluntários.

A candidatura ao Selo foi submetida pelo Student Hub que desenvolveu um site onde pretende agregar todas as iniciativas de voluntariado da Universidade: https://www.uc.pt/voluntariado/.

CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

A CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, tem como principal objetivo “promover o fortalecimento do setor da economia social, aprofundando a cooperação entre o Estado e as organizações que o integram, bem como a prossecução de políticas na área do voluntariado.” Assim, a CASES procura apoiar as organizações da economia social, através do aumento do seu potencial, em estreita parceria com o Estado, fomentando assim o desenvolvimento socioeconómico do país.

O trabalho da CASES desenvolve-se em torno dos seguintes eixos estratégicos:

• “Colocar a Economia Social na agenda política nacional e internacional, em particular na UE, através da promoção do reconhecimento legal, institucional e estatístico do setor;
  • Reforçar a aliança entre o setor da Economia Social e o Estado, através da revitalização de modelos de interação entre o Estado, a sociedade civil organizada e o mercado;
  • Promover o fortalecimento, modernização e inovação do setor da Economia Social, através da operacionalização de programas e do estímulo ao empreendedorismo social;
  • Promover, coordenar e qualificar o Voluntariado.”