À procura da melhor tese de doutoramento… em três minutos

De 12 de dezembro a 19 de janeiro, os estudantes inscritos em programas doutorais da Universidade de Coimbra podem submeter o seu vídeo de três minutos para a competição "UC Três Minutos de Tese de Doutoramento"

11 dezembro, 2019≈ 3 mins de leitura

Está a fazer doutoramento na Universidade de Coimbra (UC)? Acha que consegue explicar o tema da sua investigação em três minutos? E se for em vídeo? Ou na frente de um júri? Quer representar a UC a nível Europeu, em Montpellier, França, para o título de melhor doutoramento 2020? Se a resposta foi sim, em todas as perguntas anteriores, esta notícia é para si. Está a chegar à UC a 1.ª edição da Competição 3-Minute-Thesis.

Escrever uma tese de doutoramento é difícil. Mais difícil é explicá-la, em apenas três minutos. Esse é o desafio da da UC 3MT, que propõe a gravação de um vídeo, com três minutos, com a apresentação dos projetos de doutoramento dos nossos estudantes. Depois de submeter o vídeo com a participação, o júri da competição vai escolher as 20 melhores apresentações. Os vencedores desta primeira fase – conhecidos a 22 de janeiro – vão ter a oportunidade de realizar uma formação em comunicação de ciência e media training.

A segunda fase da competição acontece a 13 de fevereiro, na Sala do Carvão da Casa das Caldeiras, onde se vai descobrir quem é o UC 3MT. O vencedor vai passar à fase seguinte, com a possibilidade de representar a Universidade de Coimbra para o júri internacional no Coimbra Group, entre 10 e 12 de junho, na Universidade de Montpellier, França.

O desafio tem como objetivos principais desenvolver competências, promover colaborações internas e relações externas e está aberto a todos os estudantes de qualquer programa doutoral da UC, inscritos no ano letivo 2019/2020.

As candidaturas estão abertas de 12 de dezembro a 19 de janeiro. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe