Empregabilidade

20 janeiro, 2015≈ 6 mins de leitura

© UC

Embora pensemos frequentemente em taxa de emprego quando falamos de empregabilidade, esta reporta-se a algo mais vasto pois engloba o conhecimento científico, as competências profissionais e a atitude pessoal necessários ao sucesso de um trabalhador no seu posto de trabalho. Falamos, portanto, de um processo que não termina com a obtenção de um primeiro diploma mas para o qual contribui cada semestre e cada ano passado na Universidade.

O conhecimento científico é uma base sólida, indispensável à aquisição de competências profissionais e ao desenvolvimento do gosto e da capacidade de investigar e de inovar. A Universidade de Coimbra (UC) faz da investigação uma das suas principais missões e promove, junto dos estudantes, uma cultura de compromisso com a excelência e com a reflexão sustentada. Semestralmente, os estudantes e os docentes são convidados a pronunciarem-se sobre a qualidade pedagógica dos cursos e das unidades curriculares frequentadas e os resultados desses inquéritos geram propostas de melhoria que cada um dos cursos e das Unidades Orgânicas que os acolhem procuram implementar.

As competências desenvolvem-se na interação com a prática que se inicia em aulas práticas, ou teórico-práticas, e se consolida em outros espaços de aplicação como são os estágios curriculares ou extracurriculares. Os diplomados da UC reconhecem a qualidade e pertinência da formação obtida, ainda que sugiram o alargamento dessa componente. A Universidade, através do Gabinete de Saídas Profissionais, oferece, anualmente, a qualquer estudante, a possibilidade de realizar um estágio de curta duração, ao abrigo do Programa de estágios de verão da UC, experiência que é refletida no Suplemento ao Diploma (SD). No entanto são ainda poucos os estudantes que aproveitam esta oportunidade (pouco mais de 25% no caso dos mestrados integrados). Em 2014-15 as candidaturas decorrem no Inforestudante, de 15 a 31 de março. O referido programa contempla também a realização de um Seminário para todos os participantes, no qual se dá especial relevância ao desenvolvimento das soft skills fundamentais para um melhor desempenho pessoal e profissional em contexto de trabalho.

Os empregadores valorizam, como soft skills, a capacidade de lidar com o stresse, de comunicar com clareza, de resolver problemas, de ser criativo e capaz de negociar bem como de enfrentar a mudança como uma oportunidade de crescimento. Estas são competências que podem ser desenvolvidas no espaço de sala de aula mas, também, em espaços extracurriculares. A UC/AAC, com a sua intensa vida cultural  e associativa, constituem espaços privilegiados que devem ser aproveitados o mais possível por qualquer estudante.

As experiências de mobilidade, nomeadamente internacional, são também muito valorizadas na análise curricular de qualquer diplomado. No entanto, menos de 20% dos respondentes ao inquérito de empregabilidade de 2011/12 tiveram uma experiência deste tipo. Em 2014-15, as candidaturas ao programa de mobilidade Erasmus encontram-se de momento abertas e decorrem até ao próximo dia 31 de janeiro.

A UC ficou recentemente a conhecer o trajeto académico e científico de 46% dos diplomados em 2011/12:

• 90% dos diplomados de mestrado integrado e 83% dos de mestrado obtém emprego na área científica do curso e aufere um rendimento líquido mensal entre 800-1100€ ou superior a 1100€;
  • A situação de emprego é bastante mais favorável no caso dos mestrados integrados (78%) e mestrados (73%) mas são também estes diplomados que optam menos por prosseguir estudos no imediato;
  • Mais de metade dos licenciados prossegue estudos; 21% está empregado e 27% está desempregado no momento da inquirição;
  • O tempo médio para obtenção do 1.º emprego é inferior a seis meses;
  • 22% dos licenciados empregados tem um emprego que não requer formação superior e a maioria destes aufere um rendimento líquido mensal igual ou inferior a 800€/mês.

Mais de 70% dos respondentes estão disponíveis para receber informação sobre iniciativas que a UC tome no âmbito da formação para o empreendedorismo (particularmente os desempregados e os ainda estudantes). Existem, na UC, várias possibilidades de obter formação nesta área, com destaque para a possibilidade de frequência de uma unidade curricular isolada, designada de Empreendedorismo e Desafio Empresarial.

Os diplomados da UC sugerem que seja feita uma maior divulgação dos cursos junto de entidades empregadoras. A realização da II Feira de Emprego, no final de abril, constitui um espaço privilegiado de diálogo com potenciais empregadores, marcado por experiências de recrutamento e construção de CV.

O Gabinete de Saídas Profissionais procura ainda apoiar, diariamente, os estudantes e diplomados na procura de estágios e empregos, seja a partir do Portal de Emprego da UC, seja através da informação que divulga em  www.facebook.com/gip.uc, seja através de um espaço de aconselhamento. A partir deste mês de janeiro, no Atendimento do Polo I, estará aberto um balcão do Gabinete de Saídas Profissionais (GSP) todas as 2ª e 6ª feiras.

Entre janeiro e abril decorre, nas diversas Faculdades, a Semana da Carreira: com a presença de antigos estudantes e de empresas da área, o GSP promove experiências de construção/avaliação de CV e de simulação de entrevistas de emprego.

Decorre até 31 de janeiro o novo período de inquirição aos diplomados em 2012-13. Pela importância da informação recolhida, para o presente e futuro da UC, contamos com a sua resposta! O inquérito está disponível no inforestudante, plataforma informática de gestão académica.  Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do email sp@uc.pt