“Investigação em Recursos naturais, Agroalimentar e Ambiente no Horizonte Europa” em debate no próximo Destiiinations

A sessão online tem lugar a 20 de abril pelas 15 horas.

09 abril, 2021≈ 4 mins de leitura

© DR

No próximo dia 20 de abril pelas 15h decorre a próxima sessão da iniciativa Destiiinations: a path to greater and better science at the University of Coimbra, desta vez dedicado ao financiamento para “Investigação em Recursos naturais, Agroalimentar e Ambiente no Horizonte Europa”.

A sessão, aberta a toda a comunidade UC, começara com a apresentação e divulgação das oportunidades de financiamento europeu previsto para o Cluster 6 “Alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente” no âmbito do próximo Programa-Quadro Comunitário – Horizonte Europa através da participação dos Pontos de Contacto Nacional para estas matérias.

Para além da disseminação da informação sobre o próximo Programa de Trabalhos, a sessão contará com as apresentações da coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, Helena Freitas e do coordenador do Centro para a Ecologia Industrial (ADAI/LAETA), Fausto Freire.

A partilha da experiência em investigação e de liderança em projetos europeus e colaborativos destes investigadores principais da UC pretende ser um ponto de partida para a discussão sobre os desafios associados à participação e à construção de projetos colaborativos competitivos.

Para mais informações consulte a página oficial do evento, aqui. A inscrição para participar no evento deve ser feita através deste link. A sessão será online e em Português.

Programa:

15.00 Boas-vindas

Professora Cláudia Cavadas, Vice-Reitora para a Investigação na UC

15.05 Horizonte Europa e as oportunidades de financiamento do Cluster 6

Maria João Fernandes e Margarida Santos – Pontos de Contacto Nacional para o Cluster 6 | PERIN | ANI

15.35 Q&A

15.40 Os recursos naturais e a valorização do território na nova economia

Professora Helena Freitas, coordenadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) | DCV – UC

15.50 O testemunho de um investigador em avaliação de ciclo de vida em projectos europeus

Professor Fausto Freire, coordenador do Centro para a Ecologia Industrial – ADAI-LAETA | DEM – UC

16.00 Q&A

16.05 Apoio da Áreas Estratégicas da Universidade de Coimbra