Colóquio “Timor-Leste: mil palavras, mil imagens” marca o arranque da iniciativa da UC dedicada a Timor

08 dezembro, 2016≈ 5 mins de leitura

O colóquio “Timor-Leste: mil palavras, mil imagens” vai ser o primeiro dos eventos da iniciativa “Timor, imagens e palavras que mudaram o mundo”. A sessão vai ter lugar na Sala do Carvão da Casa das Caldeiras, a partir das 9h30, de 9 de dezembro.

O Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, e Max Stahl vão presidir à sessão de abertura e boas-vindas. O colóquio arranca com a conferência inaugural “Símbolos que mudaram o rumo da história. Ações e representações da campanha pela independência de Timor-Leste”, a cargo Alberto Peña-Rodriguez, da Universidade de Vigo.

Segue-se uma mesa redonda, subordinada ao tema “Estudos sobre os media e o caso de Timor-Leste: quando Timor-Leste foi uma causa”, que vai contar as participações de João Manuel Rocha, da Escola Superior de Comunicação Social, e de Cláudia Monteiro, da Universidade de Edimburgo.

Já no período da tarde, entre as 15 e as 17 horas, junta-se um painel que vai falar sobre “A Cobertura Jornalística de Timor-Leste da Revolução de Abril à Independência”. A sessão conta com as participações do jornalista do Público Luciano Alvarez; do jornalista Adelino Gomes, da Associação de Estudos de Comunicação e Jornalismo e Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; dos jornalistas Joaquim Trigo de Negreiros e Luís Nascimento; e ainda de Francisco Sena Santos, da Escola Superior de Comunicação Social.

O colóquio encerra com a conferência de Max Stahl “CAMSTL: Timor, o Nascimento de uma Nação”.

O evento é uma organização conjunta da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.

“Timor, imagens e palavras que mudaram o mundo” é uma iniciativa da Universidade de Coimbra que evoca os 25 anos do massacre de Santa Cruz, dado a conhecer ao mundo pelas filmagens de Max Stahl, e os 20 anos do Nobel da Paz atribuído a Ximenes Belo e José Ramos-Horta. A iniciativa serve ainda como uma homenagem a Max Stahl, Ximenes Belo e José Ramos-Horta.

Mais informações em uc.pt/timor2016.

Programa:

9h30 – Sessão de abertura e boas-vindas

Com Max Stahl e João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra.

10h – 11h – Conferência Inaugural

Símbolos que mudaram o Runo da História. Ações e Representações da Campanha pela indepência de Timor-Leste por Alberto Pena-Rodriguez – Universidade de Vigo

11h15 – 12h45 – Mesa Redonda

Estudos sobre os Media e o Caso de Timor-Leste:

Quando Timor-Leste foi uma causa

Moderador: Carlos Camponez – Faculdade de Letras da UC

João Manuel Rocha – Escola Superior de Comunicação Social

Cláudia Monteiro – Universidade de Edimburgo

15h – 17h – Painel

A Cobertura Jornalística de Timor-Leste da Revolução de Abril à Independência

Moderador: Leonídio Paulo Ferreira – Diário de Notícias

Luciano Alvarez – Jornalista