Jornadas Mundos e Fundos – Mundos Metodológico e Interpretativo dos Fundos Musicais

De 3 a 5 novembro na Casa das Caldeiras e na Capela da Universidade

31 outubro, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

Entre 3 e 5 de novembro, a Universidade de Coimbra (UC) acolhe mais uma edição das “Jornadas Mundos e Fundos. Mundos Metodológico e Interpretativo dos Fundos Musicais”.

Mundos e Fundos é um espaço de apresentação e diálogo do projeto multifacetado da Universidade de Coimbra em torno da fonte musical. “Motivado pelo espólio da Biblioteca Geral sem, no entanto, lhe pretender estar limitado, este projeto procura conciliar a formação pós-graduada (através dos 2º e 3º ciclos do curso de Estudos Artísticos | Estudos Musicais da Faculdade de Letras) e a investigação (através do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da UC)”, explicam José Abreu e Paulo Estudante, coordenadores científicos das Jornadas.

Estas duas vertentes, da formação e da investigação, “são completadas por uma preocupação sempre presente com a divulgação. É assim entendido como fundamental comunicar aos pares e ao público não só os resultados científicos mas sobretudo, porque de Música se trata, de os materializar de forma artística”, sublinham.

As conferências, com a apresentação de mais de uma dezena de comunicações de jovens estudantes de pós-graduação em estudos artísticos | estudos musicais, vão decorrer na Casa das Caldeiras, entre as 9h30m e as 17h30m (3 e 4 de novembro).

As Jornadas incluem dois concertos na Capela da Universidade, inteiramente preenchidos com música conservada nas bibliotecas e arquivos portugueses.

Assim, na sexta-feira, dia 4 de novembro, às 21h30m, realiza-se o concerto Música para a Semana Santa e Ofício de Defuntos de Manuel Cardoso (1566-1650), pela Cappella Musical Cupertino de Miranda, sob a direção de Luís Toscano.

No sábado (5 de novembro), às 18h30m, “Alegram-se os céus e a terra baila”. Cantos de amor e devoção nos tempos da Restauração, com O Bando de Surunyo, direção de Hugo Sanches.