Palestra “Florestas marinhas: uma viagem pelo passado, presente e futuro”, por Ester Serrão

Sessão tem início pelas 18 horas, no Rómulo Centro Ciência Viva da UC.

02 janeiro, 2019≈ 2 mins de leitura

© DR

Estão de volta as palestras da terceira temporada do ciclo “Ciência às Seis”. “Florestas marinhas: uma viagem pelo passado presente e futuro” é a conferência marcada para 9 de janeiro, quarta-feira. O evento conta com a participação da investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e professora associada da Universidade do Algarve Ester Serrão.

A sessão tem início pelas 18 horas, no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. A entrada é livre.

Sinopse da palestra:
As florestas do mar são formadas por seres marinhos muito diversos como algas castanhas gigantes e animais como corais e esponjas, e são essenciais para muitos dos seres vivos nesses ecossistemas marinhos.  Estas espécies têm fraca capacidade de migração mas ao longo das épocas passadas, as alterações climáticas causaram repetidas alterações das suas distribuições. Essas variações deixaram marcas na biodiversidade genética das populações atuais, que permitem compreender o seu passado e fazer previsões sobre o seu futuro, revelando o papel importante da Península Ibérica na conservação da biodiversidade destes importantes ecossistemas.

Marta Costa (com Rómulo Centro Ciência Viva da UC)