20 Anos da independência de Timor-Leste na 20.ª “Conversas Casa da Lusofonia”

Uma centena de estudantes timorenses acompanharam o evento no Colégio da Trindade

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
31 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

A 20.ª edição do ciclo de “Conversas na Casa da Lusofonia” assinalou os 20 anos da Restauração da Independência de Timor-Leste.

Uma cerimónia que, na palavras do Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, promove a “integração, o acolhimento e a valorização dos estudantes timorenses na Universidade de Coimbra”.

O Vice-Reitor adianta que, em breve, pretende “estar presente com os antigos estudantes de Coimbra em Dili para efetivar protocolos importantes, nomeadamente com o Parlamento Nacional de Timor-Leste, mas também com o Ministério da Justiça”.

No discurso de abertura, João Nuno Calvão da Silva destacou o trabalho da Universidade de Coimbra na promoção da língua portuguesa, que considera ser “um idioma de futuro”.

Eis o que pode fazer:

O Colégio da Trindade recebeu mais de uma centena de estudantes timorenses para ouvir Luís Cardoso de Noronha, prestigiado escritor timorense que, aquando da invasão indonésia, em 1975, estudava em Portugal.

Mesmo distante da sua terra natal, Luís Cardoso de Noronha lutou pela independência, em especial como representante do Conselho Nacional de Resistência Maubere. Toda a sua obra tem presente a história e a cultura de Timor-Leste.

20 anos após a independência, “ser timorense hoje é ter uma pátria, somos cidadãos timorenses e podemos intervir”, conclui Luís Cardoso de Noronha.

O evento prosseguiu com a apresentação do livro “Introdução ao Aprovisionamento e Contratação Pública em Timor-Leste”, de Rui Nelson Dinis.

Obra que, nas palavras do autor, “pode ter contribuído um pouco para melhorar o regime de aprovisionamento e contratação pública”, visto que entrará em vigor um novo Regime Jurídico em janeiro de 2023.

O Conselheiro Económico do Parlamento Nacional de Timor-Leste, António Almeida Serra, apresentou a obra e comentou, na posição de economista, o atual panorama social e financeiro de Timor-Leste.

O Colégio da Trindade acolheu ainda a cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Sociais dos Académicos Timorenses de Coimbra. O presidente, Durão Lino, discursou na sessão de encerramento, assim como o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

No final, os Académicos Timorenses proporcionaram aos participantes um momento musical que concluiu a 20ª edição do ciclo de “Conversas na Casa da Lusofonia”.