3.ª edição da Académica Start UC com 26 novos estudantes embaixadores

Edições anteriores têm sido um sucesso: os números indicam 52 embaixadores capacitados e 7686 estudantes envolvidos em 66 eventos realizados.

20 setembro, 2018≈ 5 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A Universidade de Coimbra (UC) e a Associação Académica de Coimbra (AAC) formam “uma academia que está à frente do seu tempo. Estamos a criar caminhos para o futuro”. O presidente da Direção-geral da AAC, Alexandre Amado, é um dos responsáveis que elogia o projeto Académica Start UC. A parceria entre as duas entidades tem como objetivo a sensibilização e educação para a inovação e empreendedorismo junto dos estudantes da UC.

Tomada de posse Académica Start UC 2018/2019

Na terceira edição, a iniciativa viu tomarem posse os novos estudantes embaixadores, 26 no total, dois por cada núcleo de estudantes. Com três tarefas específicas, os embaixadores têm a oportunidade de divulgar junto dos seus pares iniciativas e eventos de inovação e empreendedorismo, liderar a organização de um evento e captar estudantes da UC com ideias de negócio.

Os números são prova do sucesso do projeto, revelou o vice-reitor da UC, Amílcar Falcão. Nas duas edições do Académica Start UC, foram capacitados 52 embaixadores e realizados 66 eventos. Nestes, participaram mais de 7500 estudantes, um “número bastante elevado”. “Criámos as condições para que a UC possa passar aos seus alunos as ideias, conhecimentos e competências que vão ser sempre úteis ao longo da vida”, sublinha o vice-reitor.

Para os novos estudantes embaixadores, o reitor da UC, João Gabriel Silva, deixou um apelo: “que tenham iniciativa, que sejam capazes de tomar o vosso destino nas vossas mãos”.

A Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo envolve ainda a atribuição de duas bolsas no Babson College, nos Estados Unidos da América, a dois dos estudantes embaixadores, patrocinadas pelo Santander, um dos 430 parceiros complementares que apoiam o projeto.

Estudantes Embaixadores Académica Start UC:
Ana Catarina Fontes de Oliveira, Representante do Núcleo de Estudantes de Departamento de Física,
Andreia Filipa Nunes Melo, Representante do Núcleo de Estudantes do Química,
Artur Chichorro de Carvalho, Representante do Núcleo de Estudantes de Matemática,
Bernardo André do Nascimento Coelho, Representante do Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil,
Bernardo Oliveira Pinho, Representante do Núcleo de Estudantes de Bioquímica,
Bruna Gaspar Pereira, Representante do Núcleo de Estudantes de Direito,
Carolina Duarte, Representante do Núcleo de Geociências,
Catarina Idanha de Pedro, Representante do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Faculdade de Economia,
Daniel Filipe Simões Meira, Representante do Núcleo de Estudantes de de Ciências do Desporto e Educação Física,
Débora Mota Gomide, Representante do Núcleo de Estudantes de Medicina Dentária,
Diogo Alexandre Coutinho Barros, Representante do Núcleo de Estudantes de Sociologia,
Hugo Miguel Brink Carvalho, Representante do Núcleo de Estudantes de Informática,
Inês Freire da Silva, Representante do Núcleo de Estudantes de Engenharia Ambiental,
Inês Margarida de Figueiredo Ribeiro, Representante do Núcleo de Estudantes de Farmácia,
Joana Araújo da Silva, Representante do Núcleo de Estudantes Medicina,
João Filipe Dade Robalo António, Representante do Núcleo de Estudantes de Biologia,
João Henrique Gouveia Imaginário, Representante do Núcleo de Estudantes de Economia,
Mariana Isabela da Silva Alvim, Representante do Núcleo de Estudantes do Departamento de Engenharia Química,
Onasy Coling Lima Teles, Representante do Núcleo de Estudantes de Arquitetura,
Pedro Afonso Alves Fonseca, Representante do Núcleo de Estudantes de Administração Público-Privada,
Raquel da Silva Monteiro, Representante do Núcleo de Estudantes de Antropologia,
Renata do Rêgo Pereira, Representante do Núcleo de Estudantes de Gestão,
Rui José Silva Oliveira Nunes, Representante do Núcleo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores,
Sara Vanessa Andrade da Costa, Representante do Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social,
Tiago José Marques Gonçalves Ferreira Pinto, Representante do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras,
Vitor Manuel Marta Neves Chaves Sanfins, Representante do Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica.

Marta Costa