À descoberta dos “Segredos do Mar Português” no Dia Mundial da Água

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra assinala a efeméride com a inauguração de uma exposição de fotografia da autoria do biólogo marinho Nuno Vasco Rodrigues.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
22 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Chamar a atenção para a importância da água e defender uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável é o mote para as celebrações do Dia Mundial da Água. O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra assinalou a efeméride com a inauguração da exposição “Segredos do Mar Português”.

Nuno Vasco Rodrigues, biólogo marinho e fotógrafo, mostra no Exploratório “muito do que esconde o fundo do mar”.

“Segredos do Mar Português” exibe as principais fotografias captadas pelo biólogo nos últimos dez anos e desvenda “a riqueza que existe em águas nacionais”, desconhecida pelo público em geral. “Achamos sempre que aquelas espécies coloridas e com formas mais exuberantes encontramos só em águas tropicais, mas isso não corresponde à verdade”, esclarece o autor que aproveita para alertar "para as ameaças que o Oceano enfrenta”.

Eis o que pode fazer:

“Foi um mergulho total na sedução do nosso mar”, descreve o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão, após visitar a exposição de fotografia.

“No dia em que celebramos a água, esse bem tão precioso, mergulhamos também num mar de gente, o que é um privilégio”, ressalta o Vice-Reitor, lembrando que o Exploratório é também uma forma de chegar à UC. “Nós identificamos a Porta Férrea como o grande arco de entrada na Universidade” admite Delfim Leão, “mas há muitas outras formas de chegar à UC.” O Exploratório – Centro Ciência Viva “está a transformar-se já num verdadeiro Arco do Triunfo, é uma entrada triunfal na Universidade por que acolhe toda a gente com esta vivacidade que marca as atividades que aqui ocorrem”, acrescenta.

Também no âmbito do Dia Mundial da Água, o Exploratório abriu gratuitamente as portas a “Água - uma exposição sem filtro”. Segundo o diretor, Paulo Trincão, “é uma exposição internacional, de enorme qualidade, que é completamente inclusiva e transversal” a todas as idades.

Produzida pelo Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento, a exposição surge no contexto da Década Internacional para a Ação - Água para o Desenvolvimento Sustentável, e enquadra-se no objetivo 6 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável: água e saneamento para todos até 2030. Ao acolher esta produção, o Exploratório está a “mostrar e marcar uma posição sobre a água”, refere Paulo Trincão, reiterando que também é possível “conhecer a Universidade através do Exploratório”.