A voz amiga SOS Estudante procura voluntários

Com a linha disponível entre as 20 horas e a 01 da manhã, a SOS Estudante dá apoio emocional a estudantes e não só. O recrutamento de voluntários no 1.º semestre decorre até 8 de outubro.

Marta Costa
Maria Cano
11 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

A SOS Estudante é uma das secções culturais da Associação Académica de Coimbra.

© UC l Ana Bartolomeu

Há muito tempo que a SOS Estudante tem sido uma voz amiga para todos os que procuram “falar e desabafar, sem qualquer tipo de julgamento”. Inês Nunes Coelho, vice-presidente da SOS Estudante, conta que hoje, mais de 25 anos após ter sido criada, a secção cultural da Associação Académica de Coimbra é muito mais do que isso.

A linha está disponível através dos telefones 91 52 46 060, 96 95 54 545 ou 239 48 40 20, das 20 horas à 01 hora, com exceção das férias escolares.

Os números mostram a linha muito ativa entre estudantes e comunidade mais alargada. Entre fevereiro e julho de 2023 foram atendidas cerca de 450 chamadas, principalmente feitas por pessoas do sexo masculino com idades entre os 36 e os 49 anos. Quem procura a linha busca apoio em diversas áreas, com foco na ansiedade, carência afetiva, comportamentos autolesivos e crise de identidade.

Não sendo uma linha de acompanhamento psicológico, Inês Nunes Coelho lembra a importância, em especial para estudantes recém-chegados à universidade, de "saberem que têm este espaço e que têm alguém com quem desabafar".

Eis o que pode fazer:

A linha SOS Estudante "é uma linha muito humana", defende a tesoureira, Bárbara Póvoa. Por essa razão, as pessoas são "muito importantes". Todos os dias, quem atende o telefone, lida "com assuntos sensíveis e com as emoções de outras pessoas", acrescenta a estudante. De acordo com Bárbara Póvoa, há uma procura por pessoas "empáticas, que não tenham preconceitos ou que os metam de lado quando estão em linha. Além disso, é preciso que seja anónimo e que haja confiança". A formação toma assim uma relevância ainda maior. "No final, procuramos que a pessoa esteja preparada para qualquer tipo de chamada e à vontade para todos os temas" que possam surgir.

O recrutamento do 1.º semestre para novos voluntários da SOS Estudante já começou e prolonga-se até 8 de outubro. O formulário de inscrição está disponível nas plataformas sociais da SOS Estudante.

Sobre a formação:

Todos os voluntários têm obrigatoriamente de fazer a formação em Apoio Emocional, no contexto da SOS Estudante, que engloba um total de 30 horas de formação, divididas em dez sessões, com direito a certificado de participação.

De acordo com a SOS Estudante, na formação são adquiridos conhecimentos sobre "várias temáticas inerentes à Linha" e os voluntários ficam preparados "para qualquer chamada que recebam". Entre os temas, destaque para o tipo de linguagem, técnicas de atendimento e de apoio emocional utilizados. Procura-se ainda aprofundar "conhecimento das emoções e suas funções", o desenvolvimento de "maior compreensão empática", clarificação da "importância das relações na construção da identidade, quebrando preconceitos existentes" e ainda a sensibilização para os vários temas recebidos em chamada. Finalmente, a formação visa "familiarizar o formando com os temas do suicídio e do luto e dar a conhecer a forma de ação" da SOS Estudante.

Espera-se dos e das voluntários, uma dedicação mensal de cerca de 15 horas, entre turnos e reuniões. Mais informações em http://sosestudante.pt/voluntarios/.