Abrir as portas à bioquímica

09 fevereiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“É capaz de ser a maneira mais confortável para os alunos do secundário saírem mais informados sobre o que é vir experimentar a Universidade de Coimbra (UC)”. Quem o diz é o presidente do Núcleo de Estudantes de Bioquímica da Associação Académica de Coimbra (NEBioq/AAC). De acordo com Gonçalo Teixeira, “o conjunto de métodos mais eficazes para divulgar o nosso curso e a UC não é fazer divulgação junto das escolas em simultâneo, mas sim trazer cá as escolas secundárias”. “Ao estilo da Universidade de Verão, eles conseguem ter uma experiência concreta do que se faz aqui, interagir e fazer perguntar, tirar dúvidas”, acrescenta o estudante.

Têm a oportunidade de, num dia, ver um bocadinho do que é a UC

O Dia Aberto de Bioquímica é uma iniciativa tradicional que é feita todos os anos. Em 2015, realiza-se a 9 e 10 de fevereiro e junta cerca de 50 alunos por dia no edifício onde funciona a licenciatura em Bioquímica do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Em cada um dos dias, Gonçalo Teixeira explica que há uma divisão. “Uma parte mais cultural, com uma visita à universidade, e uma componente mais técnica, sobre o curso e sobre o que fazemos”, afirma. Da parte do dia destinada à Bioquímica, o presidente do NEBioq/AAC destaca a visita a laboratórios “com atividades feitas entre estudantes e professores preparadas para estes alunos do secundário”. “Têm a oportunidade de, num dia, ver um bocadinho do que é a UC, com amostras do que fazemos, e vão mais bem informados para casa”, acrescenta.