Associação Académica de Coimbra presente desde o primeiro dia

AAC marca presença nas matrículas da Universidade de Coimbra para se dar a conhecer e apoiar os novos e as novas estudantes.

MC
Maria Cano
AB
Ana Bartolomeu
30 agosto, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Paulo Amaral

A altura das inscrições no Ensino Superior é um momento marcante na vida de qualquer estudante e a Associação Académica de Coimbra (AAC) não falta à chamada na Universidade de Coimbra (UC).

A AAC tem a seu cargo os voluntários, alguns espaços onde decorrem as matrículas, bem como a gestão de espaços exteriores na UC assumindo a responsabilidade “de guiar os colegas, assegurar que tudo corre bem durante o processo" e culminar "junto dos núcleos de estudantes”, explica João Caseiro, presidente da Direção-geral da AAC.

Atualmente, são 26 os núcleos de estudantes da AAC e representam todas as áreas do saber existentes na UC. Na altura das matrículas, acabam por tornar-se "o porto de abrigo" para recém-chegados "um bocadinho ansiosos", explica Ana Rita Cunha, presidente do Núcleo de Estudantes de Química da AAC. Um apoio para “que se sintam mais tranquilos naquilo que é a nova jornada que vão enfrentar”.

Mas esta associação de estudantes vai muito para além dos núcleos. Conta também com 16 secções culturais onde os estudantes podem aprender e desenvolver os seus conhecimentos e paixões em áreas tão díspares como a ecologia, jornalismo, astronomia ou direitos humanos, entre muitos outros.

O momento das matrículas é crucial porque “conseguimos chegar às pessoas, falar verdadeiramente com as pessoas porque, infelizmente, a associação académica não tem assim tanta gente de fora a visitá-la”, diz Luísa Macedo Mendonça, presidente da Secção de Jornalismo da AAC. Só "com pessoas que estejam interessadas em participar, escrever e cobrir o que acontece na academia e na cidade de Coimbra é que conseguimos fazer o nosso papel”, acrescenta.

E a Académica não se fica por aqui. Na AAC, os estudantes “podem fazer política, podem construir uma identidade, podem também ganhar consciência social e cívica e podem participar na cultura e no desporto da associação académica", refere João Caseiro.

Há “uma infinidade de possibilidades para os novos estudantes participarem na oferta complementar que existe em Coimbra, na academia de Coimbra, nomeadamente na Associação Académica de Coimbra”, remata o presidente da AAC.

Onde encontrar a AAC?