Cristina Albuquerque quer “justiça equitativa” e uma “provedoria pró ativa”

A docente da FPCEUC substitui José Luís Ferreira Afonso no cargo de Provedor do Estudante.

26 março, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Com a “convicção daqueles que acreditam que, embora seja difícil mudar o mundo, é possível transformar alguns mundos”, a docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC), Cristina Albuquerque, tomou posse como Provedora do Estudante da UC.

“A existência de normas e regulamentos é absolutamente essencial para assegurar uma dimensão de transparência, de igualdade perante a lei e de referencial para o necessário equilíbrio das decisões”, adiantou ainda a nova Provedora. Também o reitor da UC, João Gabriel Silva, referiu a “justiça” como um pilar fundamental para o trabalho da provedoria do estudante. “Tentar tratar por igual aquilo que é igual” é “exigente”, sublinhou o reitor. “Não conseguimos essa justiça se as regras não estiverem definidas”, continuou João Gabriel Silva, que salientou o desafio de Cristina Albuquerque como Provedora do Estudante da UC passa pela “capacidade de intervenção”.

“Foram-se criando regras e a capacidade de resposta – de tratar e resolver as situações”, acrescenta. “O número de requerimentos nos Serviços Académicos baixou de forma significativa”, revelou o reitor, assumindo que “o Provedor do Estudante tem aqui um papel central”.

Cristina Albuquerque é doutorada em Letras pela Université de Fribourg (Suíça), no domínio de especialização de Trabalho Social e Política Social (Département de Sociologie, Travail Social et Politiques Sociales). É docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC desde 2005.

A posse foi conferida pelo presidente do Conselho Geral da UC, João Caraça.

Marta Costa e Karine Paniza