Explorer - programa de empreendedorismo do Santander tem inscrições abertas

As candidaturas encerram a 13 de dezembro.

06 dezembro, 2022≈ 3 mins de leitura

O Banco Santander lança, em conjunto com o Centro Internacional Santander Emprendimiento (CISE) e a Universidade de Coimbra, a XVI edição do programa Explorer, um programa de empreendedorismo jovem para projetos em fase de pré-incubação de dez países, agregando nesta nova convocatória os EUA e a Alemanha.

O Explorer, com uma duração de 12 semanas, permite aos participantes a ligação a uma comunidade internacional, receber formação online e presencial com uma metodologia "learning by doing", receber mentoria por parte de peritos, validar a sua ideia de negócio e desenvolver as skills necessárias para transformá-la numa solução viável e sustentável. A inscrição termina no dia 13 de dezembro e pode ser feita em SantanderX.

Desde 2009, participaram cerca de 10.000 projetos da Argentina, Brasil, Chile, México, Espanha, Portugal, Reino Unido e Uruguai. Vale a pena destacar projetos como Ubra (Universitat Pompeu Fabra), um sutiã inteligente ligado a um aplicativo que usa sensores para detectar mudanças morfológicas e fisiológicas, além de lesões pré-malignas (cancro) na mama, ou Borboleta (Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey), o primeiro espaço para jovens empreendedores que tem como base a saúde emocional.

Desde o lançamento desta iniciativa em 2009, o Banco Santander apoiou quase 10.000 projetos empreendedores. Na última edição, estiveram representadas um total de 1.045 ideias empreendedoras de 75 universidades. A participação feminina atingiu 42,6%, superando a média das convocatórias anteriores, que rondava os 30%.

O Explorer faz parte do Santander X, numa iniciativa empresarial global do Banco Santander que ajuda as startups, micro-empresários e PMEs a obter formação e a ligá-las aos recursos de que necessitam para crescer. A inovação é fundamental para encontrar soluções para problemas que atualmente não têm resposta e para melhorar a produtividade, o emprego e o crescimento económico.

O Banco apoia o empreendedorismo em todas as suas fases, desde programas em que participa com ideias na fase de pré-incubação, até à visibilidade, ligação e recursos para startups e escalas que já começaram a sua expansão internacional.