Provedora do Estudante da UC foi Chef por um dia

Durante o ano letivo e mensalmente, a iniciativa "Fui ver... era Chef!" vai convidar membros da comunidade UC a confecionar uma refeição à escolha. A Provedora do Estudante, Cristina Vieira, foi a primeira "chef" convidada.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
CR
Catarina Ribeiro
28 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A meio da manhã e vestida a rigor, a Provedora do Estudante da Universidade de Coimbra (UC), Cristina Vieira, encontrava-se já pela cozinha do Centro Cultural D. Dinis. O desafio foi a confeção de um almoço para cerca de três dezenas de pessoas da comunidade UC. A ementa já estava escolhida: pataniscas de bacalhau com arroz de tomate. Entre tachos e panelas, e com o apoio do cozinheiro dos Serviços de Ação Social da UC (SASUC), Artur Oliveira, Cristina Vieira ia preparando a refeição.

A primeira edição da iniciativa “Fui ver… era Chef!” foi uma "experiência fantástica", garante a Provedora do Estudante. De acordo com Cristina Vieira, "cozinhar é tratar das pessoas e um ato de demonstrar carinho". E foi isso que tentou fazer na cozinha dos SASUC. "É muito importante promover o trabalho em equipa, e na cozinha o trabalho é sobretudo em equipa". Chamar membros da comunidade para preparar pratos à sua escolha para serem depois partilhados pretende "reforçar a ligação entre o universo UC", sublinham os SASUC.

A ideia das pataniscas de bacalhau foi "uma boa escolha", acrescenta Cristina Vieira. "Não necessitamos de inventar muito para fazer algo bom, fácil e que valoriza a gastronomia portuguesa", afirma.

Até ao final do semestre estão previstas mais quatro sessões, uma por mês, com diferentes "chefs" e em vários locais da UC. As inscrições vão abrir mensalmente, em data próxima de cada evento.

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis aqui.