Quando o passado e o futuro têm Coimbra em comum

O dia do antigo estuante de Coimbra foi assinalado a 4 de abril na UC.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
05 abril, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Student Hub, na Alta Universitária, recebeu parte das iniciativas que comemoraram o Dia do Antigo Estudante de Coimbra, a 4 de abril. E foi com antigos e atuais estudantes que se ouviu a Canção de Coimbra e a voz de Polybio Serra e Silva, um dos protagonistas da Tomada da Bastilha II em 1954, que também se assinalou.

Durante a sessão comemorativa foi assinado um protocolo entre a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC), Associação Académica de Coimbra (AAC) e Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra (CV/UC). Uma forma "simbólica", acredita o presidente da AAEC, Jorge Castilho, "de formalizar uma cooperação intergeracional que já se praticava mas não de uma forma sistemática". O objetivo é que, "a partir de agora, as três instituições possam desenvolver atividades conjuntas", acrescenta.

"Para a AAC é verdadeiramente fulcral estas dinâmicas de trabalho conjunto, com a AAEC e o CV", defende o presidente interino da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Daniel Aragão. De acordo com o dirigente estudantil, "mais do que olhar para os acervos dos museus", o fundamental é "trabalhar, conversar e ouvir aqueles que viveram a história da nossa Academia e do nosso País". "O papel da DG/AAC é celebrar e recordar. Porque recordar o passado é também olhar para o presente e planear para o futuro", defende Daniel Aragão.

Eis o que pode fazer:

Até ao final do mês de abril, vai estar patente no átrio do Student Hub uma exposição com alguns objetos relativos à vida Académica, como uma pasta com fitas, uma sebenta e medalhas comemorativas. A exposição, em parceria com o Museu Académico da Universidade de Coimbra pretende "enaltecer todo o mérito da vida académica", sublinha o Dux Veteranorum, Matias Correia.

O evento do “Dia do Antigo Estudante de Coimbra” e o aniversário da “Tomada da Bastilha II” foi organizado pela Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC), Associação Académica de Coimbra (AAC) e Conselho de Veteranos. A iniciativa insere-se no ciclo de atividades da Semana da Capa e Batina, do Conselho de Veteranos da UC.

Após a sessão no Student Hub, o Instituto Justiça e Paz recebeu a apresentação do livro “Os Lysíadas – Epopeia dos LyS.O.S. – Uma República de Coimbra no Porto”, de José Veloso. O antigo estudante fundou, no Porto, "uma República semelhante às tradicionais casas de estudantes coimbrãs". O dia terminou com um jantar de confraternização com antigos estudantes de Coimbra.