Rastreios querem “melhorar o capital de saúde” da UC

O programa, composto por uma ampla gama de análises clínicas, pode ser realizado anualmente, de forma gratuita.

MC
Marta Costa
MC
Maria Cano
AB
Ana Bartolomeu
05 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O programa de rastreio do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (LACUC), realizado em parceria com os Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança do Trabalho da UC (SSGSTUC), “visa fazer uma vigilância do estado de saúde” de funcionários, docentes e investigadores da UC, explica a diretora técnica do LACUC, Ana Miguel Matos.

O rastreio é feito através de um “check-up de rotina em análises clínicas, para prevenir e diminuir o risco de doenças evitáveis, tentando diagnosticar atempadamente alguma alteração que possa surgir”, acrescenta a responsável. Enquanto "projeto que se integra num programa de prevenção de saúde", acrescenta o Chefe de Divisão da Saúde e Segurança no Trabalho dos Serviços de Ação Social da UC, António Queirós, pretende "promover o bem-estar" de todos os que trabalham na UC. Para além de "detetar situações que podem ser desconhecidas e, de alguma forma prevenir questões mais graves", o rastreio serve ainda para dar a conhecer os serviços. "Aqui têm todo o apoio necessário na área da saúde", afirma António Queirós.

Quem tiver interesse deve fazer uma requisição, por telefone para os SSGSTUC, sendo depois necessário marcar as análises num dos quatro postos de colheita disponíveis. Estão incluídos no programa a realização de hemograma, “para ver se há hipótese de anemia ou outra patologia associada ao sangue, a ficha lipídica, a glicose, por causa da diabetes”, acrescenta Ana Miguel Matos. São ainda realizadas algumas análises “relacionadas com o perfil hepático e renal e uma análise sumária de urina”. No caso de homens com mais de 50 anos, é ainda realizada análise de PSA.

Os resultados são posteriormente enviados por email para os requerentes e para os Serviços de Saúde. Posteriormente, é avaliada a necessidade de acompanhamento clínico. Todo o processo, sublinha António Queirós, é feito "sem contacto direto com o médico".

O objetivo do programa é “melhorar o capital de saúde na nossa Universidade”, sublinha Ana Miguel Matos. A mesma ideia é partilhada por António Queirós. É uma forma de ajudar "as pessoas a estarem melhores, promovendo o bem-estar e para que se sintam bem no seu local de trabalho".

Para marcar o rastreio deve ligar para o número 239 240 845. Mais informações em uc.pt/lacuc