UC dá as boas-vindas a estudantes em mobilidade

A Universidade de Coimbra recebeu os estudantes no Convento São Francisco para a primeira de duas sessões de acolhimento.

MC
Maria Cano
KP
Karine Paniza
13 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Por favor, aproveitem a oportunidade de uma vida, tal como eu fiz”. Foi desta forma que o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, se dirigiu aos estudantes internacionais na primeira sessão de boas-vindas.

Numa sala repleta de estudantes oriundos de diferentes geografias, a iniciativa serviu para passar informações práticas sobre a Universidade, as diferentes faculdades e a cidade.

Na sessão de abertura, o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, garantiu à plateia: este vai ser “um dos melhores anos da vossa vida”.

O evento contou com a presença de uma convidada especial, a Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko. A responsável aproveitou a ocasião para enaltecer a relação com Portugal, citar Fernando Pessoa e deixar um repto aos jovens presentes: “a liberdade é sempre mais forte do que o medo”. A embaixadora frisou que a “Ucrânia está a lutar pela liberdade”, enquanto prossegue o caminho para se juntar à União Europeia.

Eis o que pode fazer:

“Vocês, os jovens são o futuro” e “têm uma grande responsabilidade” na luta por um mundo melhor, relembrou o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Caseiro, durante a sessão de encerramento. João Caseiro acrescentou ainda, numa nota mais local, “vão apaixonar-se por esta cidade”.

Já com o seu kit de boas-vindas e todas as dicas recebidas sobre a Universidade e Coimbra, os estudantes tiveram ainda oportunidade de ouvir uma das tunas mais antigas do país, a FAN-farra Académica de Coimbra.

O Erasmus Welcome Session, que juntou 450 estudantes internacionais, foi organizado pela Divisão de Relações Internacionais da UC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da AAC e da Erasmus Student Network. A segunda sessão de acolhimento tem lugar a 19 de setembro no Auditório da Reitoria da UC.