UC Exploratório inaugura Viral - uma exposição contagiante

O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra inaugura oficialmente esta quinta-feira, 21 de dezembro, às 11h30, a sua nova proposta expositiva: Viral - uma exposição contagiante.

18 dezembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Já aberta ao público desde o último fim de semana, a inauguração oficial de Viral - uma exposição contagiante terá lugar esta quinta-feira, 21 de dezembro, às 11h30, numa sessão a contar com as presenças de Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e Paulo Trincão, diretor do UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Viral - Uma exposição contagiante, a nova exposição do UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, fala sobre o poder da ciência e apresenta o conhecimento como o nosso maior aliado.

O que é o contágio? Como controlar uma pandemia? Porque é tão importante lavar as mãos? O que fizeram os cientistas de todo o mundo para travarem a pandemia que atravessámos recentemente? Qual o papel dos cidadãos e da sociedade em geral? Como pode a resiliência ajudar-nos a ultrapassar situações futuras?

Através de 24 módulos interativos, é possível descobrir a resposta a estas e outras perguntas e ainda como contagiar uma multidão com o seu ritmo de dança, ficando a saber que há bocejos e gargalhadas que nos contagiam a todos. Os visitantes podem atrever-se a capturar um gang de bactérias e vírus de ar inocente e ficar a conhecer o maior agente de contágio do mundo...

Viral - uma exposição contagiante é uma produção Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento, em colaboração com os museus Cité des Sciences et de l'Industrie (Paris) e Heureka (Helsínquia), tendo sido apresentada em diferentes centros de ciência pela Europa. Foi considerada pelo Exploratorium de São Francisco (EUA) e pelo Center for Advancement of Informal Science Education (CAISE), uma das mais notáveis exposições de 2016.

Mais informações em www.exploratorio.pt.