Universidade de Coimbra realiza o próximo workshop de outono da Aliança EC2U

O curso contará com a participação de estudantes de doutoramento das universidades da aliança EC2U.

19 outubro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O EC2U Virtual Institute for Quality Education - VIQE (https://ec2u.eu/) combina atividades de disseminação, investigação e inovação para estudos avançados na promoção da qualidade educativa nas áreas da diversidade linguística, social e cultural. Na sequência de Iasi e Poitiers, cabe agora à Universidade de Coimbra a realização do próximo workshop de outono, intitulado “New multilingual learning and teaching spaces for European Campuses II”. O curso terá lugar em Coimbra, entre 9 e 11 de novembro, e contará com a participação de estudantes de doutoramento das universidades da aliança EC2U (Coimbra, Iasi, Jena, Pavia, Poitiers, Salamanca e Turku).

O curso combina palestras e outras atividades para trabalhar conceitos e práticas que propiciam o diálogo intercultural e a consciência crítica da diversidade linguística em espaços da academia, recorrendo a metodologias qualitativas, digitais, criativas e etnográficas orientadas para o estudo de espaços multilingues, principalmente aqueles atravessados pelo uso de línguas menos usadas na Europa.

Pretende desenvolver-se um olhar crítico e situado para os espaços de multilinguismo e diversidade cultural nas universidades europeias. Dada a imensidão de discursos eurocêntricos sobre línguas, conhecimento linguístico e multilinguismo, a forma como esta diversidade foi sendo cooptada por discursos europeus, a grande questão está sempre na abordagem ao tópico de um modo crítico, exercitando nos estudantes uma consciência situada e crítica das condições de existência da linguagem. Portanto, cabe-nos questionar os modos, os princípios e os métodos de abordagem à diversidade linguística, procurando instrumentos que nos obriguem a situar a língua nos seus usos e negociações permeados por diversidade e complexidade de muitas naturezas. Tenta fazer-se isso em três aspetos: i) de que falamos quando falamos de diálogo intercultural? ii) de que falamos quando falamos de conhecimento linguístico? iii) os espaços e as paisagens linguísticas.

O workshop de três dias terá ainda uma sessão dedicada ao trabalho de alunos de doutoramento das universidades EC2U, para que possam partilhar o seu trabalho de investigação e boas-práticas sobre as suas metodologias, bem como outras atividades culturais.

Mais informações aqui.