Universidade de Coimbra representada na EC2U Week

O evento decorreu na Universidade de Salamanca e reuniu representantes das sete universidades que integram a Aliança EC2U

EE
EC2U
02 novembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© DR

A Universidade de Coimbra esteve representada na terceira European Campus of City-Universities (EC2U) Week, que decorreu na Universidade de Salamanca, na última semana de outubro, e que integrou, no primeiro dia, as reuniões de trabalho dos órgãos do consórcio e dos diversos grupos de trabalho.

Nos dias seguintes, realizou-se o Fórum EC2U, que reuniu mais de 120 docentes, estudantes, pessoal técnico e representantes de parceiros associados (representantes de municípios e de outras autoridades locais e regionais) num vasto programa de atividades.

A UC esteve representada ao mais alto nível, com a participação do Reitor Amílcar Falcão e do Vice-Reitor para as Relações Externas João Nuno Calvão nas reuniões de trabalho, a distância. Através de bolsas de mobilidade no âmbito do consórcio europeu de universidades, a maior parte das pessoas que integra os órgãos ou que se encontra envolvida nas várias atividades teve oportunidade de participar presencialmente.

Nas diversas conferências e workshops, foram discutidas as ligações ensino – investigação – transferência de conhecimento / ligação à sociedade, em particular no âmbito dos três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) centrais do consórcio EC2U: Saúde de qualidade, Educação de qualidade e Cidades e comunidades sustentáveis.

Foram ainda analisados os pontos de situação dos três mestrados previstos no âmbito da Aliança, destacando-se o novo Mestrado em Cidades e Comunidades Sustentáveis, coordenado pela UC e recentemente acreditado pela A3ES, e foram apresentados outros projetos já em curso entre as sete universidades.

Os estudantes foram representados através das respetivas associações Erasmus Student Network, tendo a ESN Coimbra marcado presença e participado em diferentes momentos do programa, incluindo o debate sobre o futuro do ensino superior e as atividades desportivas e socioculturais que lhes eram dedicadas, assim reforçando as ligações estudantis dentro da comunidade EC2U.

Dada a importância da iniciativa Universidades Europeias, o evento contou ainda com a participação do Ministro da Inclusão, Segurança Social e Migração de Espanha, que proferiu a conferência de encerramento, e da Ministra do Ensino Superior, Investigação e Inovação de França, numa intervenção a distância. Participaram ainda no debate alargado sobre o impacto das universidades europeias representantes da Comissão Europeia, em particular da Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura e da Direção-Geral da Investigação e Inovação.

Atendendo à união entre as universidades e respetivas cidades preconizada pelo consórcio, os participantes foram recebidos pelo Alcaide (Presidente da Câmara) no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salamanca, onde houve oportunidade de discutir com todos os parceiros a criação do ecossistema EC2U, decorrendo paralelamente reuniões bilaterais entre os representantes dos municípios presentes no evento.

A organização desta 3.ª Semana EC2U coube à Universidade de Salamanca e foi a primeira que possibilitou o encontro presencial da comunidade EC2U, realizando-se em modo híbrido, já que permitiu igualmente participações a distância. As anteriores foram organizadas pela Universidade de Poitiers e pela Universidade de Turku, mas apenas no formato a distância, dado o contexto pandémico.

A próxima EC2U Week decorrerá em Pavia, na primeira semana de abril de 2022, esperando-se que decorra em ambiente totalmente presencial.

A EC2U - European Campus of City-Universities | Campus Europeu de Cidades Universitárias é uma aliança multicultural e multilíngue, composta por sete universidades históricas, focadas no ensino e na investigação, com uma forte componente de internacionalização, substancialmente ativas em termos de cooperação europeia, e com foco especial na ligação à cidade e ao meio em que se inserem, do norte, sul, leste e oeste da Europa - Coimbra, Poitiers (França), Iasi (Roménia), Salamanca (Espanha), Turku (Finlândia), Pavia (Itália) e Jena (Alemanha) -, representando uma comunidade de 160 000 estudantes e 20 000 trabalhadores/as (docentes, investigadores/as e pessoal técnico), em contacto direto com mais de 1 600 000 cidadãos/as.