"Walking & Cycling. Uma Nova Geografia do Turismo” distinguida com Prémio Joaquim de Carvalho

A obra premiada, da autoria do docente e investigador da FLUC Paulo Carvalho, aborda o turismo sustentável, a partir de percursos pedestres, trilhos, passadiços e ciclovias existentes em Portugal.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
23 janeiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

Foi entregue o prémio Joaquim de Carvalho que, na sua décima terceira edição, premeia a obra “Walking & Cycling. Uma Nova Geografia do Turismo”, da autoria de Paulo Manuel de Carvalho Tomás, docente e investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). "Acabou por se tornar consensual, pela sua índole e atualidade", referiu o diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), Alexandre Dias Pereira.

"Um livro, para ser um grande livro, não precisa ser muito grande" em tamanho, sublinhou ainda o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão. Ao recordar a importância de Joaquim de Carvalho para a UC e para a IUC, o responsável destacou "o grande interesse" da obra e do prémio para a comunidade.

Eis o que pode fazer:

"Walking & Cycling. Uma Nova Geografia do Turismo" é uma obra que pretende olhar o turismo como "cada vez mais personalizado, lento e inclusivo", adiantou o autor. De acordo com o investigador do Departamento de Geografia e Turismo da FLUC, "trata um tema muito importante para o lazer e turismo, considerado hoje de enorme relevância estratégica da sustentabilidade do turismo" e é um reconhecimento que chega com a distinção, não apenas para o autor, mas para todos os que investigam na área.

Também o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, afirma que "é uma temática relevante, alinhavada com as preocupações dos dias de hoje". "Cada vez mais valorizamos este tipo de atividades e de turismo", acrescentou o responsável.

Na IUC, garantiu Amílcar Falcão, "existe um ritmo de trabalho que sempre nos deu muito orgulho". Com mais uma entrega do galardão Joaquim de Carvalho, o Reitor da UC considera que esta "é uma forma da Imprensa se afirmar" lembrando que a IUC é "destacadamente a imprensa académica mais forte" a nível nacional.

Mais informações aqui.