X Congresso Intercontinental de Direito Civil reúne mais de 200 participantes na UC

O congresso, que decorre no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, é considerado uma das maiores referências em eventos do ramo jurídico do mundo.

KP
Karine Paniza
AB
Ana Bartolomeu
17 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) acolhe o X Congresso Intercontinental de Direito Civil que, integrado nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil, tem como mote principal "Os grandes temas do Direito Privado no primeiro quartel do Século XXI". Considerado um dos mais importantes eventos da área jurídica a nível mundial, o congresso "torna Coimbra a capital das ciências jurídicas", revela o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva. “Naturalmente o reforço das relações com relevantes parceiros brasileiros é decisivo no plano de internacionalização da UC”, frisa o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Entre 17 e 18 de novembro, o Auditório da Reitoria da UC recebe académicos e magistrados de Portugal, do Brasil e de Espanha. Entre os cerca de 40 palestrantes, está também presente o Procurador-Geral da República de São Tomé e Príncipe, Kelve Nobre de Carvalho, que participa no debate sobre "O Direito Civil e o Mundo Contemporâneo".

Para o Diretor da Faculdade de Direito da UC, Jónatas Machado, “É com grande honra participar num congresso que é uma das maiores referências no ramo jurídico do mundo lusófono” e esse sentimento é “multiplicado por dois, porque este ano se comemora o bicentenário da independência do Brasil, país com o qual temos as mais estreitas relações políticas, económicas, sociais, culturais e académicas”.

O Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, presente na sessão de abertura do congresso, afirmou que “não haveria um lugar mais apropriado do que a Universidade de Coimbra para realizar o congresso que visa aproximar os operadores do direito brasileiro e os operadores do direito português”. Raimundo Carreiro Silva relembra ainda que “foi aqui, na Universidade de Coimbra, que estudaram os patronos da independência do Brasil”.

Eis o que pode fazer:

Após duas edições realizadas em formato online, o X Congresso Intercontinental de Direito Civil regressa ao modelo presencial, mas mantém as transmissões das intervenções, atingindo um total de 200 inscritos.

O evento é coorganizado pela Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra, o Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, a Academia Brasileira de Direito Civil e o Grupo Notorium.

Além do Congresso, será realizado um curso intensivo de 3 dias com professores Catedráticos da Universidade de Coimbra e Professores do Brasil, onde serão discutidos temas de direito comparado e atualizações.

Conheça aqui a programação completa do X Congresso Intercontinental de Direito Civil.