Está a chegar uma nova Festa das Latas

22 setembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Menos dias de festa, o cortejo passa para domingo e há tolerância de aulas na quinta e na sexta-feira. Estas são algumas das principais novidades da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2014, que foi apresentada pela Associação Académica de Coimbra a 22 de setembro.

As datas já eram conhecidas, de 15 a 19 de outubro. Ao contrário de anos anteriores, a Latada vai contar com cinco dias de concertos no Parque da Canção. Durante a apresentação do cartaz, o presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Bruno Matias, defendeu que o objetivo é “tornar a Festa das Latas mais concentrada e diferenciada da Queima das Fitas”.

O novo calendário da Latada permite uma interferência menor nas aulas

Foi um “encontro de vontades” entre a AAC e a Universidade de Coimbra (UC) que levou à reestruturação da Festa das Latas. O reitor da UC, João Gabriel Silva, destacou a necessidade de “negociar de forma a melhorar as condições da festa e permitir o decorrer do ano lectivo com normalidade”. Depois de discutido com as faculdades e da aprovação unânime no Senado da UC, o novo calendário da Latada permite uma “interferência menor” nas aulas. “Numa perspectiva de que as tradições de Coimbra enriquecem a vida a académica”, continua João Gabriel Silva, “temos de nos organizar de forma a não prejudicar nenhum dos lados”. “As coisas são compatíveis”, defende o reitor. “Cabe agora às faculdades fazer a compensação durante o ano lectivo”, afirma.

Bruno Matias desvendou ainda a nova parceria com a Ticketline: a partir de agora vai ser possível comprar bilhetes para a Festa das Latas 2014 online. De acordo com o presidente da DG/AAC esta novidade vai possibilitar a realização de “um relatório pormenorizado com as entradas e saídas no recinto”, o que leva, por sua vez, “a uma maior transparência”. A Académica defende assim uma Latada “menos amadora e mais rigorosa”. Para Bruno Matias a aposta é na “profissionalização da festa”.

Este ano, a serenata da Festa das Latas vai realizar-se de terça, 14, para quarta-feira, 15. A Latada termina no domingo, 19, com o cortejo. Quanto ao cartaz, o primeiro nome internacional já foi desvendado: o grupo Crystal Fighters atua no Parque da Canção a 16 de outubro.

Partilhe